Notícias

Saúde imuniza profissionais de turismo na área rural de Cariacica

Nesta quarta (10) e quinta-feira (11), a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) imunizará os profissionais de turismo da área rural de Cariacica contra o sarampo. Cerca de 150 pessoas que trabalham em contato direto com turistas em restaurantes e hotéis devem receber as doses da vacina tríplice viral durante a ação. Os técnicos da Semus estarão, pela manhã e à tarde, na Estância Vale do Moxuara; em Roda D’Água; Casa 7M na estrada de Cachoeirinha e na Reserva Duas Bocas, conforme programação abaixo.

A ação é uma parceria com a Gerência de Turismo do Instituto de Desenvolvimento de Cariacica (Idesc), e segue a nota técnica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O documento alerta os profissionais da área e informa que o Brasil corre o risco de reintrodução do vírus do sarampo, em razão do surto da doença em 42 países da Europa e nas proximidades da fronteira do país com a Venezuela. Para proteger os profissionais, a orientação é de que seja feita a imunização por meio da vacina tríplice viral, disponível nas unidades de saúde para pessoas com idade até 49 anos.

A Secretaria de Saúde recomenda também que os agentes de viagem orientem aos seus clientes a tomarem a vacina tríplice viral, no mínimo duas semanas antes de viagem ao exterior, caso não estejam com o cartão atualizado. “São considerados adequadamente vacinados todos aqueles de 1 a 29 anos de idade que comprovem terem tomado duas doses de vacina tríplice viral. Na faixa etária de 30 a 49 anos deve ser comprovada apenas uma dose”, explica a nota.
Vacina

Em Cariacica, a vacina está disponível de acordo com a demanda durante o funcionamento das salas de vacina, das 7h30 às 15h30. As unidades de saúde com vacinação são: Bela Aurora, Bela Vista, Cariacica Sede, Graúna, Itaquari, Jardim América, Jardim Botânico, Mucuri, Nova Rosa da Penha I, Nova Rosa da Penha II, Novo Brasil, Operário, Oriente, Porto de Santana, Rio Marinho, Santa Bárbara, São Francisco, Santa Fé.

A nota também indica que caso os profissionais do turismo recebam algum viajante com febre e manchas avermelhadas pelo corpo, acompanhados de um ou mais dos seguintes sintomas: tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite, devem informar imediatamente à Secretaria Municipal de Saúde. Caso haja dúvidas sobre a atualização do cartão de vacina ou sobre caso suspeito de sarampo, é necessário entrar em contato com a unidade de saúde de sua área de residência ou de trabalho ou com o setor de Vigilância Epidemiológica.
Confira a programação:
Dia 10/01/2018 (quarta), às 9h, Estância Vale do Moxuara
Dia 10/01/2018 (quarta), às 14h, Roda D’Água (em frente ao society)
Dia 11/01/2018 (quinta), às 9h30, Reserva Estadual de Duas Bocas
Dia 11/01/2018 (quinta), às 14h, Estrada de Cachoeirinha (casa 07 M)
Mais informações:
Vigilância Epidemiológica de Cariacica
Centro Administrativo Municipal: Avenida Kléber Andrade, nº 5, bairro Rio Branco, Cariacica.
Telefone: 3354-5619
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
''

Escrito por

O autor não acrescentou qualquer informação a seu perfil ainda