Notícias

PAA realiza entrega dos alimentos nesta quarta (10) e quinta-feira (11)

IMG_9287A quarta-feira (10) começou cedo no Banco de Alimentos Josué de Castro, em Jardim América. Os agricultores cadastrados no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) chegaram ao local a partir das 7h com os produtos fresquinhos para distribuição às entidades do município e às famílias do Cadúnico.

A compra dos alimentos é realizada por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap). Durante a manhã, a equipe da Semap realiza a aquisição dos alimentos, e no turno da tarde e durante a quinta-feira (11) é feita a entrega às entidades e às famílias em vulnerabilidade social, respectivamente.

IMG_9298Pedro Amadeu dos Santos Barbosa é agricultor da região de Sertão Velho, em Cariacica, e produz banana, aipim, limão e outros alimentos. “O Programa é muito importante para todos nós, agricultores, e contribui com a venda das mercadorias. É uma tarefa de muita responsabilidade porque são os nossos produtos que mantém entidades e escolas”, diz.

Produtora de Pau Amerelo, Lucinéia Maria Volkers e Valker já participa do PAA há aproximadamente 5 anos. “As vendas das nossas mercadorias para o Programa, mensalmente, são muito boas. Ajuda muito a todos nós produtores rurais porquê é uma renda fixa todos os meses, ao longo do ano”, afirma.

IMG_9299O gerente de Aquicultura e Pesca, Wanderson de Souza, destacou a importância do PAA para o município. “Ao todo são 144 agricultores cadastrados. A Semap realiza a aquisição desses alimentos com garantia de entrega e preço justo aos trabalhadores. Cariacica é um dos 23 municípios em todo país que executa o PAA”, explica.

Entre os produtos adquiridos estão: banana, manga, pães caseiros, biscoitos, limão, laranja e outros.

PAA

O PAA é uma ação do Governo Federal para colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar. Criado em 2003, o programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, estimulando os processos de agregação de valor à produção.

''

Escrito por

O autor não acrescentou qualquer informação a seu perfil ainda