Fórum Municipal de Educação aprova regimento interno

Por Marketing, postado em 07/02/2013

Secretário de Educação ressalta a importância do FME para o município.FOTO: Semco / Claudio Postay

Secretário de Educação ressalta a importância do FME para o município.FOTO: Semco / Claudio Postay


Nesta quinta-feira (7), aconteceu mais uma reunião do Fórum Municipal de Educação de Cariacica (FME), no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Seme). Nesse encontro, foi lido e discutido o regimento interno, que vai servir de base para deliberar as decisões do Fórum.


O FME trabalha com o intuito de compreender os desafios ligados à educação, e, organizar uma discussão de metas e propostas para serem levadas para a II Conferência Municipal de Educação, que está prevista para acontecer nos dias 19 e 20 de junho de 2013.


A II Conferência Municipal de Educação de Cariacica vai ter o mesmo tema da Conferência Nacional: “O Plano Nacional de Educação na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”.


Vale destacar que a Conferência Nacional será um espaço democrático de construção de acordos entre atores sociais. Expressará valores e posições diferenciados sobre os aspectos culturais, políticos e econômicos. Apontará, também, novas perspectivas para a organização da educação nacional e a consolidação do novo Plano Nacional de Educação (PNE).


Segundo o secretário municipal de Educação, Saulo Andreon, a criação do FME é de grande importância não só para o município, mas para toda a rede educacional. “Estamos indo rumo à construção de um plano de educação que possa consolidar a participação dos municípios na educação, para que sejam solucionados os problemas mais visíveis e que ao final possamos oferecer um ensino de qualidade”, declarou.


Todas as propostas levantadas nas reuniões do FME serão levadas para a Conferência Municipal. Posteriormente, as ideias pertinentes e de relevância para a educação poderão fazer parte da Conferência Nacional, e compor o PNE.


Criação do Fórum


O Fórum Municipal de Educação de Cariacica (FME) foi criado em setembro de 2012, por meio da Portaria Nº 327/2012, e é um espaço inédito de interlocução entre a sociedade civil e o estado brasileiro. Além disso, tem por finalidade coordenar a Conferência Municipal de Educação, acompanhar e avaliar a implementação de suas deliberações.


Informações Adicionais:


Texto: Lorena Zanon


Jornalista responsável: Evandro Costalonga