Notícias

Firjan classifica Cariacica como uma das melhores em gestão financeira do Brasil

Cariacica foi classificada entre as melhores cidades do Brasil quanto a qualidade em gestão pelo Índice Firjan de Gestão Financeira (IFGN) de 2016. O estudo, publicado nesta terça-feira (15), tem por objetivo contribuir com uma gestão pública eficiente e democrática, se colocando como uma ferramenta de controle social e de estimulo à cultura da responsabilidade administrativa, auxiliando na responsabilidade fiscal dos municípios, bem como o aperfeiçoamento das decisões dos gestores públicos quanto à destinação dos recursos.

O ranking do IFGN tem como base cinco quesitos: receita própria, gastos com pessoal, investimentos, custo da dívida e liquidez. A leitura dos resultados é bastante simples, com a pontuação variando entre 0 e 1, sendo que, quanto mais próximo de 1, melhor a gestão fiscal do município no ano em observação. Com base nestes pontos Cariacica ganhou 0,6708 despontando como a 7ª melhor administração do Espírito Santo e a 222ª em âmbito nacional.

Os melhores pontos da cidade são a Liquidez e o Custo da Dívida, no qual foi qualificada com conceito ‘A’ (Excelente), enquanto gastos com pessoal tirou nota ‘B’ (boa gestão). Os índices de investimentos e receita própria registraram conceito ‘C’, retrato da crise e queda de arrecadação em todo o país. O resultado de Cariacica ajudou o Espírito Santo que, como um todo, também se destacou positivamente como um dos estados com mais cidades bem avaliadas, 25,8% contra 13,8% na média nacional.

O prefeito Geraldo Luzia de Oliveira Junior, o Juninho, analisa estes dados como um reconhecimento da política de austeridade e responsabilidade aplicadas no município nos últimos anos. Para o gestor, isso permitiu que, mesmo com a menor arrecadação per capita do Espírito Santo e com a crise econômica no país, Cariacica se mantivesse com as contas equilibradas.

“O planejamento e a responsabilidade com a administração pública são as marcas que a cidade mostra neste momento. Estamos entregando aos cariaciquenses uma gestão que trabalha para manter as contas em dia, mas sem deixar de olhar para o futuro. Com este cenário estável, apesar da crise, vemos novos empreendimentos e investimentos chegando. Cariacica se preparou para o crescimento que já é realidade”, afirma o prefeito.

''

Escrito por

O autor não acrescentou qualquer informação a seu perfil ainda