Notícias

Gestores do Banestes conhecem ferramentas de transparência da Prefeitura

Os programas desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Controle e Transparência (Semcont), vêm chamando a atenção de instituições externas por sua eficiência e singularidade. Na última sexta-feira (23), gestores do Banestes visitaram o Palácio Municipal em busca de mais conhecimentos sobre os serviços oferecidos pela Semcont, sobretudo a Declaração de Bens Anual do Servidor Pública (Debasp).

Dentre os visitantes, estavam o gerente de Recursos Humanos do Banestes, Airton Flávio Diesel; a gerente-geral de Controles Internos e Riscos, Marta Maria Tótola Canal; e o auditor Nilson Elias Tristão. A visita os ajudou a ter um panorama de como as práticas virtuais de controle e transparência da Prefeitura funcionam e como garantem maior eficiência no armazenamento e checagem dos dados.

“Ficamos surpresos e encantados com o que vimos. O Debasp, um projeto inovador lançado em Cariacica, chamou bastante nossa atenção. Não só por trabalharmos com controles internos, mas também por ser algo que parece estar tão distante, e se encontra ao nosso lado”, comenta Marta Maria. “A ferramenta também está nos ajudando a desenvolver algo para o nosso próprio sistema”, acrescenta a gerente-geral.

Com a meta de combater o enriquecimento ilícito de forma inovadora, o Debasp é um sistema eletrônico disponibilizado ao servidor público de Cariacica para realização, via internet, da declaração anual de bens e valores que compõem o seu patrimônio.

O secretário de Controle e Transparência, Eliezer Soares, enfatiza a praticidade que o sistema traz aos procedimentos administrativos. “Foi uma forma que encontramos de aliar a tecnologia à vida do servidor. Assim, as obrigações administrativas, que muitas vezes se mostram trabalhosas, tornam-se simples, práticas e interativas”, atesta.

O secretário, acompanhado da gerente de Transparência, Maria Soares, e da  gerente de Integridade, Aline Jatobá, aproveitou a oportunidade para explicar melhor os outros seis programas da secretaria que são usados como ferramenta de transparência. São eles: e-Ouvidoria, Ouvidoria no Seu Bairro, e-Sic, Você na Prefeitura, Portal da Transparência e Eu,  Professor.

“Eles ficaram bastante entusiasmados com o trabalho desenvolvido na Sencont. Por isso, afirmaram que pretendem voltar para conhecer melhor toda tecnologia desenvolvida para o sistema da e-Ouvidoria. Hoje, nossa Ouvidoria envolve todas as secretarias, inclusive, o prefeito”, destacou o secretário Eliezer.

 

Conheça os programas da Secretaria de Controle e Transparência

 Debasp

A Declaração de Bens Anual do Servidor Pública (Debasp) foi criada em parceria com a Subsecretaria Municipal de Tecnologia de Informação, em 2014, o Debasp serve para que os servidores estejam de acordo com o artigo 13, da Lei Federal nº 8.429/92. Ele diz respeito às sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento de maneira ilícita no exercício de mandato, cargo, emprego ou função na administração pública.

– Você na Prefeitura

Realizando suas edições nas primeiras quartas-feiras de cada mês, o programa tem o objetivo de mostrar a três munícipes as atividades desempenhadas dentro das secretarias do Palácio Municipal. Para se inscrever, basta ter mais de 18 anos e preencher um formulário de identificação.

– e-Ouvidoria

O e-Ouvidoria funciona como uma ferramenta informatizada de controle social disponibilizada ao cidadão. Pelo seu intermédio, é possível esclarecer dúvidas, bem como encaminhar denúncias, reclamações, sugestões e elogios, incluindo anexos como fotos e documentos.

– Ouvidoria no Seu Bairro

O programa serve para que moradores tenham a oportunidade de opinar, sugerir e propor soluções para melhorar a qualidade de suas comunidades. Nele, equipes vão aos bairros de Cariacica buscando melhorias no diálogo entre o cidadão e a administração pública. Além disso, são oferecidos serviços ligados à saúde e ao esporte.

– e-SIC

O Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC) é uma ferramenta que capaz de ser utilizada por qualquer qualquer pessoa, física ou jurídica. Nele, pedidos de acesso à informação podem ser encaminhados para a Prefeitura Municipal de Cariacica, com acompanhamento da solicitação em tempo real pelo número de protocolo gerado, ou através do e-mail cadastrado. Também é possível consultar as respostas recebidas, entrar com recursos, apresentar reclamações, entre outras ações.

– Portal da Transparência.

O objetivo do portal é assegurar a boa e correta aplicação dos recursos públicos, permitindo que o cidadão acompanhe como o dinheiro público está sendo utilizado, ampliando a transparência da gestão pública e fortalecendo a participação social na fiscalização dos gastos e investimentos.

– Eu, Professor

Funcionando como um meio de aprendizado transmitido pelos próprios servidores, o “Eu, Professor” traz aulas de assuntos diversos, que auxiliam nas tarefas do dia-a-dia. No programa uma pessoa de determinada secretaria, que tem proficiência em algum assunto de interesse geral, é selecionada e da aulas diárias, com duração de 30 minutos, durante uma semana, na sala de reuniões da Semcont. Assuntos como utilização de programas do pacote Office e português jurídico já foram temas nas aulas.

 

Texto: Reinaldo Fonseca

Jornalista responsável: Marlon Marques

''

Escrito por

O autor não acrescentou qualquer informação a seu perfil ainda