Notícias

Futuros moradores do Residencial Apolônio de Carvalho recebem orientações

As 120 famílias selecionadas para o primeiro conjunto habitacional do programa Minha Casa Minha Vida em Cariacica participaram, nesta terça-feira (18), de uma reunião sobre o Residencial Apolônio de Carvalho, no bairro Operário. O encontro foi realizado no Matrix Music Hall, no bairro Rio Branco, e teve o objetivo de integrar, mobilizar e preparar os futuros residentes das moradias populares.

A reunião deu início ao Trabalho Técnico Social para a transferência das famílias residentes em uma área de risco da poligonal do bairro Operário (Programa de Aceleração do Crescimento – PAC) e os atuais beneficiários do aluguel social/déficit habitacional de Cariacica (Programa Minha Casa Minha Vida) para o Residencial Apolônio de Carvalho. A lista das famílias selecionadas foi publicada no Diário Oficial do dia 9 de junho.

IMG_2022 copiarO prefeito Geraldo Luzia de Oliveira Júnior, o Juninho, abriu o encontro explicando como foi o processo de seleção das famílias feito pela Prefeitura, mostrando com transparência os pré-requisitos utilizados. Depois, convocou a cada um dos presentes que se dedicasse às reuniões mensais que serão efetuadas com o objetivo de construírem, coletivamente, como será o convívio num ambiente novo e diferente do qual estão habituados.

“Hoje estou muito satisfeito de conseguir ver concluído todo este trabalho e saber que, em breve, todos estarão num novo lar. Será uma mudança de de vida, mas vocês também precisam se dedicar a construírem um condomínio com harmonia e tranquilidade. Promover qualidade de vida com dignidade aos cidadãos é o papel do poder público e nosso objetivo maior todos os dias”, disse Juninho, citando um novo momento da cidade que poderá contribuir para a mudança de vida das famílias ali envolvidas.

“Anunciamos esta semana a chegada de um Centro de Distribuição da Zona Franca de Manaus e, o nosso papel agora, será reverter as vagas de emprego abertas em oportunidades para os cariaciquenses. Por isso, vamos trabalhar em cursos de qualificação em parceria com empresas que vierem para se instalarem em nossa cidade. Acredito que com emprego e moradia, o cidadão se emancipa e a cidade se ganha com o desenvolvimento social”, explicou.

IMG_2000 copiarEmoção

Residindo atualmente no bairro Santo Antônio, Luzinete Barbosa é beneficiária do Programa Bolsa Família. O valor é a única renda garantida da família. “Atualmente moro de aluguel com cinco dos oito filhos (na foto, acompanha a Luzinete o João Paulo, filho de criação, de 8 anos). Passamos por muita dificuldade e, diariamente, convivo com medo de os donos pedirem a casa onde estou morando. Mas sempre mantive a esperança de que, na hora certa, minha casinha ia chegar. Quando recebi a ligação, quase não acreditei. Chorava e ria ao mesmo tempo. Essa é a casinha dos meus sonhos”, contou emocionada.

IMG_2035 copiarA auxiliar de serviços gerais Arlete Ambrózio tem 40 anos e há mais de 10 mora à beira do rio no bairro Operário, em área de risco, com os cinco filhos. O filho mais velho tem 14 anos de idade, enquanto a mais nova tem dois anos. “São anos passando por dificuldades ali. Quando chove entra água na minha casa e por isso já perdi móveis, geladeira. Mas infelizmente não tenho condições de ir a outro lugar. Graças a Deus fomos presenteados com o nome nessa lista e agora está pertinho de irmos pra nossa casa”, comemora.

O programa

Em Cariacica, os beneficiários do Minha Casa Minha Vida da faixa 1 (famílias com renda mensal de até R$ 1,8 mil) são acompanhados por equipes técnicas da Secretaria Municipal de Gestão e Planejamento (Semgeplan) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec) antes, durante e depois da ocupação dos imóveis do programa do Governo Federal. Ao longo de oito meses antes da entrega das chaves, é feito um trabalho social preliminar para que as famílias possam se adaptar a um novo contexto de moradia, já que passarão a viver em prédios de apartamentos. As reuniões abordam as boas práticas de convivência num condomínio.

Assim que o empreendimento é entregue, a Semdec e a Semgeplan permanecem acompanhando o cotidiano desses moradores por um período de um ano a fim de otimizar o processo de adaptação ao novo lar. A Caixa também faz trabalho de acompanhamento com fiscalização específica.

O município de Cariacica foi contemplado com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), da Caixa Econômica Federal, para a construção do empreendimento Residencial Apolônio de Carvalho, no Bairro Operário, por meio do Programa Minha Casa Minha Vida. Serão beneficiadas 120 famílias com renda mensal de até R$ 1,8 mil, cadastradas pela equipe do PAC e pela Gerência de Habitação da Semdec.

''

Escrito por

O autor não acrescentou qualquer informação a seu perfil ainda