Notícias

Carnaval 2015: Bateria da Águia Furiosa sob o comando do Mestre Picolé

mestre Picolé

Carlos Alberto de Assunção, conhecido como Picolé, mestre da bateria da Independente de Boa Vista. Gerente de Cultura da PMC, 41 anos, morador de Itaquari.

No comando da bateria da Independente de Boa Vista, Carlos Alberto de Assunção, mais conhecido como mestre Picolé, embala a escola ao som dos ritmistas da Águia Furiosa.

Fazendo o coração da agremiação pulsar mais forte, a bateria do mestre Picolé impulsiona a comunidade a cantar com garra o enredo da Independente de Boa Vista. Em ritmo acelerado nos ensaios, os componentes da bateria se preparam para levar irreverência ao Sambão do Povo.

Neste ano, os ritmistas desfilam na avenida representando os malandros cariocas com toda marra e molejo que os caracterizam.

Conheça mais sobre a história do Mestre de Bateria Picolé e sua relação com o samba.

Como você conheceu o samba?

Aprendi a gostar de samba com a escola Independente de Boa Vista. Fui influenciado pelo meu irmão, Edson Luiz, a fazer parte da agremiação. Comecei muito novo, com onze anos. De lá para cá, nunca mais larguei o samba. Faz parte da minha vida!

Quanto tempo a frente da bateria da Independente de Boa Vista?

Estou como mestre de bateria da Independente de Boa Vista há 13 anos e na escola desde o surgimento, 1975. Tinha onze anos quando comecei na agremiação.

Como se tornou mestre de bateria?

Desde o início participei da bateria. Comecei tocando caixa de guerra, um tipo de tambor. E, aos poucos, fui aprendendo a tocar outros instrumentos. A dedicação e facilidade para aprender me ajudaram a conhecer todos os sons que compõem a bateria. Fui segundo mestre, em 2002, ao lado do mestre Heron e, no ano seguinte, assumi o posto de mestre de bateria.

Qual a sua relação com a escola Independente de Boa Vista?

Quando está mais próximo ao carnaval passo mais tempo com a equipe da bateria do que com a minha própria família. Como fazemos apresentações, tenho sempre contato com os integrantes da bateria. A minha família também está envolvida com a Independente de Boa Vista, minha mulher trabalha como diretora de ala.

Como acontece a preparação da bateria?

O trabalho acontece o ano todo. Logo após o término de um carnaval já há preparação para o carnaval do ano seguinte, identificando as falhas e os pontos positivos. Os ensaios técnicos acontecem durante o ano. A partir de setembro, intensificamos a rotina de ensaios. Além do carnaval, a bateria da Independente de Boa Vista faz muitas apresentações pelo estado ao longo do ano.

Quantos componentes fazem parte da bateria da Independente de Boa Vista?

A bateria da Independente de Boa Vista tem 140 integrantes, entre homens e mulheres, embalando o enredo da escola ao som dos tamborins, chocalhos, cuícas e outros instrumentos.

Como a bateria da Independente de Boa Vista vai para a avenida este ano?

Se tudo der certo, como estamos planejando e ensaiando, vamos lutar por mais um título da Independente de Boa Vista. Este ano vamos levar novidades para fazermos um belo espetáculo na avenida.

''

Escrito por

O autor não acrescentou qualquer informação a seu perfil ainda