Notícias

Cariacica sedia capacitação do Ministério da Saúde

Começou em Cariacica a capacitação de servidores municipais para a implantação no Sistema Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (SNA/SUS) na Região Metropolitana de Saúde do Espírito Santo. Nesta quarta-feira (11), o município recebeu técnicos das prefeituras de Aracruz, Venda Nova do Imigrante, Santa Teresa, Vila Velha e Serra para o curso, realizado pelo Ministério da Saúde.

IMG_0766A abertura das aulas também contou com a presença do o chefe da Divisão de Convênios e Gestão do Ministério da Saúde, Bartolomeu Martins Lima; da chefe da Seção de Auditoria do Departamento de Auditoria do Sistema Único de Saúde (Denasus), Adalgisa Abib Lima Saade; da secretária interina de Saúde, Cláudia Hackbart Teixeira e do vice-prefeito Nilton Basílio.

“Embora exista há quase 30 anos, o Sistema Nacional de Auditoria ainda possui resultados incipientes no país. Desde 2017, o Denasus tem realizado o Programa de Promoção do Estabelecimento do SNA, com o objetivo de estruturar as auditorias em saúde nos municípios, uma vez que os Estados já possuem gerências de auditoria. As prefeituras são convidadas a participar do Programa e a primeira reunião com os municípios interessados em compor o Grupo de Trabalho da Região Metropolitana foi realizada em março. Nossa intenção é estimular os gestores a promover a implantação da auditoria em saúde, mostrando fragilidades e potencialidades e orientando quanto à estruturação do trabalho”, afirmou Adalgisa Abib Lima Saade.

IMG_0796Para Bartolomeu Martins Lima, a implantação da auditoria interna nos municípios auxilia na eficiência e melhoria da gestão pública. “Mesmo com todas as dificuldades naturais do poder público, o Ministério da Saúde pretende avançar nos controles sociais e institucionais para fortalecimento do SUS em todo o Brasil, de forma que as instituições públicas trabalhem de forma integrada”, explicou.

As capacitações do Programa de Promoção do Estabelecimento do SNA serão realizadas até dezembro deste ano, mensalmente.

''

Escrito por

O autor não acrescentou qualquer informação a seu perfil ainda