Notícias

Cariacica é a primeira do Espírito Santo a implantar o Portal de Convênios e Parcerias

A Prefeitura de Cariacica é a primeira do Espírito Santo a implantar o Portal de Convênios e Parcerias, atendendo à Lei 13019/2014, regulamentada no município em 2018. A ferramenta, que estará disponível no site oficial do município, permitirá que todo o trâmite de um convênio ou parceria, seja realizado todo por intermédio da nova plataforma. Desde a publicação de um edital, passando pelo cadastro das Organizações da Sociedade Civil (OSC) interessadas no certame, o resultado do processo, o projeto e a prestação de contas, tudo será realizado online, com mais agilidade e menos burocracia.

Para apresentar a plataforma e seus benefícios, a Secretaria Municipal de Controle e Transparência (Semcont), responsável pelo projeto, reuniu diversas OSCs que possuem trabalhos na cidade, na tarde desta quarta-feira (10), no auditório da Faesa, Campus Alto Lage. O evento contou com as presenças do prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia de Oliveira Junior, o Juninho, e do vice-prefeito Nilton Basílio Teixeira.

Scheila Muniz e Renato Ribeiro representaram o projeto Arca da Aliança no evento

Scheila Muniz e Renato Ribeiro representaram o projeto Arca da Aliança no evento

Durante a palestra, foram apresentados ao projeto e às funcionalidades do portal que, segundo expectativa da Semcont, estará totalmente operacional até dezembro. Numa espécie de tour pelo portal, foram mostradas as funcionalidades e facilidades, elogiadas pelos participantes. Renato Ribeiro Costa e Scheila Muniz Vago foram os representantes da instituição Mensageiros da Boa Nova, responsável pelo projeto Arca da Aliança. Para eles, o portal será uma solução para diminuir a burocracia que, por muitas vezes, diminui a eficiência dos serviços prestados. “Simplifica, dá agilidade e diminui sensivelmente a burocracia. O montante de informações e documentos em papel gerados nestes processos causam morosidade e gastos com papel, mas quando tudo for online, teremos outra realidade”, analisou Renato.

Arildo Rodrigues comanda a Apae Cariacica

Arildo Rodrigues comanda a Apae Cariacica

Outra importante entidade presente no evento foi a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Cariacica (Apae), representada pelo seu presidente, Arildo Rodrigues Rocha. Ele parabenizou a Prefeitura pelo pioneirismo e transparência nos procedimentos. “Vemos que Cariacica está evoluindo todos os dias no que tange a organização e transparência dos processos. Hoje pudemos ver mais este avanço que beneficia a população com serviços melhores e, principalmente, cada vez mais transparência no investimento dos recursos”, comentou.

A Semcont informou que o sistema está completamente operacional, porém demanda treinamento tanto dos servidores de diversas secretarias, das áreas pertinentes aos convênios, bem como dos agentes das próprias OSCs. Outro passo será a transferência de todos os processos em andamento para a plataforma, permitindo, quando em tempo, a prestação de contas já por meio do portal.

Para o prefeito Juninho, a cidade dá demonstração de compromisso com recurso público e gestão eficiente com mais esta medida e que esta experiência será repassada aos municípios interessados. “Temos todos os dias, no serviço público, que buscar mais eficiência para garantir serviços de qualidade ao cidadão. Por isso, todas as soluções exitosas que vivenciamos em Cariacica compartilho na Associação dos Municípios do Espírito Santo. Quanto mais tivermos procedimentos e políticas de estado concretas, melhor atenderemos à população”, afirmou o prefeito.

''

Escrito por

O autor não acrescentou qualquer informação a seu perfil ainda