Notícias

Cariacica de antigamente em exposição no Centro Frei Civitella

Uma Cariacica em que o trânsito era no lombo de cavalos ou de carroça, em que o máximo de tecnologia em comunicação eram as ondas do rádio, que o ritmo de vida parecia passar mais devagar, as fotos eram em preto-e-branco e computador e internet eram delírios distantes. Esse é o panorama retratado na mostra “Cariacica nas Lentes do Tempo”, que abre nesta quarta-feira (14), às 15h, no Centro Cultural Frei Civitella, em Campo Grande. A exposição pode ser vista de segunda a sexta, das 8h às 18h. Vai até 18 de abril.  foto estação 1912 1

O projeto ganhou apoio da Lei João Bananeira, da Secretaria Municipal de Cultura (Semcult), com recursos de R$ 26.360. Antes, às 14h, acontece a palestra “Imagem e Sociedade”, ministrada pelo arquivista e professor de Arquivologia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), André Malverdes, responsável pelo projeto.

aniversário lilian mãe itanguá 1

Festa de aniversário de família em Itanguá na década de 70. Foto: acervo particular de Lemos Alfaiate

As fotos estão dispostas em grandes painéis explicativos sobre a cidade e sua evolução ao longo do século XX. Há registros públicos do início do século como a praça e a igreja de São João Batista, em Cariacica Sede, em 1908, ou a população na expectativa pela chegada do então governador do Estado, Jerônimo Monteiro, na estação ferroviária de Cariacica, em 1912. Ou então, cliques particulares evidenciando o comportamento do tempo de dantes como os bailes de Carnaval no Esporte Clube Brasil, nos anos 70, e as festas e procissões religiosas nos anos 50.

O acervo veio através de pesquisas no Arquivo Público Estadual e em coleções particulares de famílias da cidade.

Serviço:

Cariacica nas Lentes do Tempo

Exposição fotográfica com fotos antigas da cidade em painéis explicativos.

Quando: abertura nesta quarta-feira (14), às 15h. Às 14h, palestra “Imagem e Sociedade”, ministrada pelo arquivista e professor de Arquivologia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), André Malverdes.

Visitação: de segunda a sexta, das 8h às 18h.

Onde: Centro Cultural Frei Civitella, Av. Expedito Garcia, 220, Campo Grande. Ao lado do Supermercado Carone.

Informações e agendamento de visitas: 3346-6343 e semcult@cariacica.es.gov.br

Duração: até 18 de abril

 

 

''

Escrito por

O autor não acrescentou qualquer informação a seu perfil ainda